quinta-feira, 28 de maio de 2015

Halloween, Bruxas, Bruxos e Todos os Santos

“Dia de todos os Santos, All-Hallows, Hallowmas. Uma festividade originalmente celebrada no primeiro de Maio, é dito que foi criada nos países europeus para os mártires por volta do quarto ou quinto século. No século sétimo, o Papa Bonifácio instituiu esta celebração no 13 de Maio, sobrepondo ao festival pagão da morte. No ano de 834 o dia foi deslocado para o primeiro de Novembro por Gregório III e foi celebrado para todos os Santos. A Igreja Grega celebra-o no primeiro Domingo a seguir a Pentecostes.



Muito ligada a esta celebração manteve-se o anoitecer precedente, conhecido como a vigília de Hallowmas ou Halloween. Isto foi especialmente mantido na Escócia, na Inglaterra e na França. Na Escócia, um item importante era a chama de uma fogueira em cada casa. Os Celtas mantêm dois festivais, um chamado de Beltane (Bealtine ou Beiltine) no qual são acendidos fogos na véspera do primeiro de Maio e outro chamado de Samtheine na véspera do primeiro de Novembro, no qual as pessoas saltavam sobre duas fogueiras colocadas próximas uma da outra. “Os Druidas compreenderam o significado do Sol em Touro, dessa forma, enquanto todas as fogueiras eram extintas no primeiro de Novembro, os seus fogos sagrados e inextinguíveis continuavam sós iluminando o horizonte, tal como os dos Magi e Zoroastrianos”. As nações germânicas têm os seus Osterfeur e Johannisfeur. “

Glossário Teosófico Enciclopédico



Bruxas e Feiticeiros
“As palavras Inglesas Witch (Bruxa) e Wizard (Bruxo, Encantador ou Feiticeiro) derivam sem qualquer dúvida de Wit (Engenho) de onde se formaram os adjectivos Wittigh, Witty e Wittich (Engenhoso) cuja contracção deu origem à palavra Witch (Bruxa). Além do mais, o nome Wit (engenho) proveio por sua vez do verbo do verbo to weet (conhecer, saber) sinónimo de to wit e de to wis de onde deriva o nome de Wisard, transformado depois pelo uso em Wizard (Feiticeiro). Temos assim que as bruxas e os feiticeiros são personagens que sabem mais que a comum das gentes. A mesma ideia dá Festus à palavra latina Saga na seguinte frase: sagae dictae anus quae multa sciunt (Chamam-se bruxas as velhas que sabem muito).
A explicação dada para a palavra feiticeiro a dá Enrique More, corresponde exactamente ao significado etimológico das palavras rusas vyédma (bruxa) e vyedmak (feiticeiro) derivadas do verbo vyedât (conhecer, saber) cuja raiz é seguramente sâncrita. O mesmo ocorre na língua eslava com os vocábulos znâhâr (bruxo) e znâkarka (Bruxa) derivados do verbo znât(conhecer, saber).
Diz Max Muller (Discurso sobre os Vedas) que a palavra veda significa etimologicamente sabedoria, ciência, conhecimento e equivale à voz grega “eu sei”, em que se omitiu a v ou f, e à inglesa to wit (conhecer, saber), assim como a palavra sâncrita vidma significa exactamente nós sabemos.
Resulta por conseguinte perfeitamente correcta e de acordo com a moderna filologia a explicação que da palavra bruxo ou feiticeiro deu Enrique More em 1678.”

Ísis sem Véu
H.P. Blavatskymacrokosmos.com


BRUXAS.


nelmaladeira52.com




















































TRANSWORLD 2015 (PART 10) Presented by MCKAMEY MANOR

TRANSWORLD 2015 (PART 11) Presented by MCKAMEY MANOR

TRANSWORLD 2015 (PART 7) Presented by MCKAMEY MANOR

TRANSWORLD 2015 (PART 8) Presented by MCKAMEY MANOR

TRANSWORLD 2015 (PART 9) Presented by MCKAMEY MANOR

Transworld 2015 Midnight Studios FX

Transworld Halloween and Attractions Show Day 3 (Day 1591)

DIA DAS BRUXAS

"O Único Que É O Único” mantém seu poder à força com seu lema “não descanso Até eu te encontrar”. Hoje, dia das bruxas, está mais do que nunca à caça dos irmãos Allgood, acusados de praticar bruxaria. A Nova Ordem não perdoa nem mesmo quem é de fora... Por uma intervenção supranacional conseguiram um mandado de prisão contra Flávia, acusada de praticar Wicca indevidamente e também de Mands, Pam e Ana que são adeptas da magia e que buscam trazer à vida um antigo bruxo muito poderoso que viveu no século XVIII. Será que todas possuirão o Dom necessário para combater o Feitiço neste dia assombroso de Halloween?




O Halloween, conhecido como Dia das Bruxas, é uma festa típica que acontece todos os anos nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda.
A celebração do Halloween tem duas origens que foram se misturando no decorrer dos tempos: a origem pagã e a origem católica.
Originalmente, a festa não tinha relação nenhuma com bruxas. Era um festival chamado Samhain(que significa “fim do verão”) do calendário celta da Irlanda, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro. O povo celta acreditava que, no último dia de verão (31 de outubro), os espíritos saíam das tumbas para possuir os corpos vivos. Para afastar as “almas penadas”, os celtas colocavam em suas casas objetos assustadores como caveiras, abóboras e ossos.
A “Festa de Todos os Santos” da igreja Católica, inicialmente, era celebrada no dia 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada de All Hallows' Even (Vigília de Todos os Santos), passando a ser chamada pelas pessoas de “Noite de Todos os Santos”, ou seja, All Hallows' Even, até chegar à palavra atual "Halloween".
Por ser uma festa pagã, o Halloween foi condenado na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamado de Dia das Bruxas. Quem festejava esta data era perseguido pela igreja e condenado à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa e criou o Dia de Finados (2 de novembro).
Fonte:Wikipedia

Expedition Everest (HD POV) Disney's Animal Kingdom Disney World Orlando

Dinosaur (On-Ride) Disney's Animal Kingdom - Walt Disney World

Tower of Terror (On Ride) Disney's Hollywood Studios - Walt Disney World...

El Halloween llega al parque Universal de Orlando

Halloween at Port Aventura

Transworld 2015 Necrotic Creations

Transworld 2015 Pale Night Productions

Halloween ; Publicada por Biblioteca da Escola Secundária de Cinfães


Dia das Bruxas, o tempo de abóboras, doces, fantasmas, bruxas e muito mais, é comemorado anualmente em 31 de outubro.
Essa é a noite antes de Todos os Santos. Suas origens datam de milhares de anos para o festival celta de Samhaim ou Festa do Sol, um feriado mais importante do ano celta. Este dia marcou o fim do verão, mas também a estação das trevas, bem como o início do Ano Novo em 1 de Novembro.
Druidas na Grã-Bretanha e da Irlanda do acendiam fogueiras, dança em torno deles e oferecer sacrifícios de animais e culturas. Os incêndios também foram destinados a dar calor aos agregados familiares e para manter livre dos maus espíritos. Através dos tempos estas práticas alteradas.
O irlandês escavado nabos, colocou uma luz no interior para manter afastado o mau e mesquinho Jack. Como diz a lenda, Jack era um homem que enganou o diabo e depois que Jack morreu, ele foi autorizado nem no céu nem no inferno. Com uma lanterna na mão, ele começou a procurar um lugar de descanso na Terra. Este era o original Jack-o-Lantern. Desde Halloween veio para a América da Irlanda (Escócia e País de Gales) pessoas usavam abóboras porque eles eram maiores e mais fácil de escavar que nabos.
Durante os séculos, as culturas acrescentaram seus próprios elementos para a forma do Dia das Bruxas é comemorado.
As crianças adoram o costume de vestir-se em trajes de fantasia e ir de porta-a-porta gritando "Trick-or-Treat". Adultos vez aderir a partidos assustadores que são quase detidos todas as cidades e aldeias sobre essa noite especial. A decoração assustador, jogos e "comida assustador" são porcas e parafusos para uma festa de Halloween seus amigos não vai esquecer tão cedo.
historiasdohalloween.com

terça-feira, 26 de maio de 2015

FULL POV 2015 Matterhorn Bobsleds ride with new Abominable Snowman effec...

Pale Night Productions interactive effects at TransWorld Halloween 2015

TRANSWORLD 2015 (PART 1) Presented by MCKAMEY MANOR

TRANSWORLD 2015 (PART 2) Presented by MCKAMEY MANOR

Transworld 2015: Distortions Unlimited Killer Dog

Dia das bruxas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Dia das bruxas
Jack-o'-Lantern 2003-10-31.jpg
Coca iluminada.
Nome oficialHalloween
Outro(s) nome(s)Halloween
TipoSecular
Seguido porMundial
Data31 de Outubro
InícioAmanhecer do dia 31 de Outubro
TérminoMeia-noite do dia 31 de Outubro
Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-seReino Unido /hæləʊˈiːn/ ; Estados Unidos/hæloʊˈiːn/1 ) é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nosEstados UnidosCanadáIrlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas.2 3 4

Etimologia

O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745. Derivou da contracção do termo escocês "Hallo-Hellu" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. 5 No Cristianismo existe o costume de celebração das chamadas Vésperas.No último serviço religioso do dia,depois do anoitecer,se celebra o dia que está por vir.Na Antiga Religião celta existia o Samhain,a Festa dos Mortos(no Cristianismo é celebrado dia 2 de novembro).Com a Cristianização das Ilhas Britânicas,de maioria Celta,houve uma mistura dos costumes das 2 religiões.
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica ao eliminar o dia de Martinho Lutero, que foi o fundador da igreja protestante, disse que a salvação é pela graça e não pela obra (indulgencias). Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como Day of Martin Luther.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do Halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica

História

Um cartãocomemorativo do Halloween.
A origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da muita famosa frase "doces ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festivaldo calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão(samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem pagã

A origem pagã do "dia das bruxas" tem haver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhan eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, no hemisfério norte). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem católica

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve"All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Atualmente



Decoração típica do Dia das bruxas.


Crianças com fantasias de dia das bruxas na Suécia.

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.
Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar.
Na Idade Média, um costume do Dia de Finados era o souling (de "soul", alma), em que crianças iam pedindo pelas portas um bolo, o "bolo das almas", em troca do qual fazia uma oração pelos familiares falecidos de quem lhes dava o bolo6 . Essa tradição poderá ter evoluído para a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"), que teve possivelmente origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot ("Conspiração da pólvora"), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes: trick or treat (doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses. Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween enquanto desaparecem as tradições locais.

Dia das Bruxas – Halloween


Dia das Bruxas
Halloween ou Dia das Bruxas, é um evento bem tradicional nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
Sua origem vem das celebrações pagãs dos antigos povos celtas entre os anos 600 a.C e 800 d.C.
Inicialmente o Halloween não tinha nenhuma relação com as bruxas, na verdade era um festival do calendário celta da Irlanda, que era celebrado entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro marcando o fim do verão, que era considerado como o ano novo para os celtas, para eles esta data era uma data sagrada.
O ápice da “festa” ocorria na noite entre 31 de outubro e 1º de novembro. Esta noite era chamada de Hallow Evening, transformando-se em Hallowe’en e finalmente Halloween.
A relação do Halloween com as bruxas  ocorre na Idade Média em virtude das perseguições incitadas por líderes religiosos e políticos, conduzindo homens e mulheres, considerados curandeiros ou pagãos, a severos julgamentos pela Inquisição.
Os “proclamados” bruxos ou bruxas, em elevado sentido pejorativo e negativo, eram jogados na fogueira e queimados vivos.

Por este motivo, milhares de pessoas inocentes foram mortas pela Igreja Católicaapenas por serem “diferentes”.

Hoje o Halloween é comemorado por milhares de pessoas em todo mundo, não como uma data sagrada, mas como uma data divertida e diferente.
Wikipedia

Símbolos do Halloween


5

Símbolos do Halloween

Você gosta de halloween? Conhece os símbolos da festa, as superstições e os significados? Confira!

Bruxas



Segundo as lendas levadas pelos colonizadores aos Estados Unidos, as bruxas participavam de comemorações realizadas pelo diabo, que aconteciam em 30 de abril e 31 de outubro.
facebooktwittergoogle+

Gatos pretos



Essa superstição já é bem conhecida, não é mesmo? Mas segundo as lendas, conta-se que as bruxas tinham a habilidade de se transformarem em gatos. Dizem também, que gatos pretos dão azar além de serem espíritos de pessoas mortas, encarnadas no bichano!

Vassoura



Além de ser o famoso meio de transporte das bruxas, ela também representa o poder feminino, tendo a capacidade de limpar tudo aquilo que traz negatividade para a vida, como por exemplo pensamentos ruins e eletricidade.
facebooktwittergoogle+
sms

Maçã



Dessa vez, ela não tem a mesma utilidade que no caso da Branca de Neve... Fiquem tranquilos, pois elas não estarão envenenadas! Aqui, a maçã está ligada aos deuses do amor e é utilizada como símbolo de vida!
facebooktwittergoogle+

Máscaras e fantasias



Primeiramente, as máscaras aparecem como sendo uma maneira de afastar maus espíritos ou mudar a personalidade de quem a está usando, e também de enganar e assustá-los. Em outros lugares, as pessoas usam máscaras como forma de assustar demônios que supostamente, trazem desastres. Já as pessoas envolvidas com os hábitos de magia negra, utilizam deste acessório, como forma de se conectar com o mundo dos espíritos.
facebooktwittergoogle+

Aranha



As aranhas representam o destino e o fio que tecem suas teias, o suporte para seguir em frente.
facebooktwittergoogle+

Coruja



Além de ser sempre o animal de estimação de muitas bruxinhas ao lado se seus gatos, a coruja está associada a várias deusas, e a sabedoria e o mistério. Acreditavam-se que durante as noites de halloween, elas se alimentavam das almas dos moribundos. Foram também ligadas à magia negra, além de representarem a feitiçaria, o silêncio, a morte e capacidade de ver através da escuridão ou ilusão, por se esconder na escuridão.
facebooktwittergoogle+
sms

Abóboras e velas



Reza a tradição que as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, já as velas, servem para iluminar o caminho dos espíritos. Segundo a lenda, Jack, era um homem que gostava muito de beber e em uma noite de exageros, ele se encontrou com o diabo e o aprisionou em vários lugares, até o dia em que morreu por conta da bebida. De tanto humilhar o diabo em vida, sua entrada no céu e no inferno foram negadas e a partir daí, sua alma vagava pelo mundo, até ele começar a utilizar as abóboras iluminadas para fugir da escuridão.
facebooktwittergoogle+

Doces ou Travessuras?



Essa brincadeira já é muito antiga e ainda existe nos dias de hoje! Desde o século IX, as crianças saem pela noite no dia das bruxas, batendo de porta em porta, devidamente fantasiados e dizendo a frase "Doces ou travessuras", na expectativa de ganhar alguma guloseima. Antigamente, faziam-se os famosos "bolos das almas", montados de massa simples e com cobertura de groselha, que eram entregues as crianças. Em troca de cada pedaço, eles rezavam pela alma de algum ente querido que já havia falecido, da pessoa que lhe ofereceu o bolo.
facebooktwittergoogle+

Os morcegos



O morcego é o animal no qual os vampiros se transformam, segundo a lenda. São sombrios, alguns se alimentam de sangue e vivem em locais escuros e frios, voando sempre pela noite! Mas também, representam uma visão que ultrapassa, vai além das aparências e consegue enxergar o íntimo, quem realmente são as pessoas.
facebooktwittergoogle+

As cores



Laranja, preto e roxo; como não associar diretamente ao halloween? E elas também tem significados, veja só: Laranja: esta é uma cor que traz vitalidade, força e energia. Acredita-se que os espíritos se aproximavam de quem usava esta cor, para absorver suas energias. Preto: trata-se da cor utilizada para os magos, bruxas, feiticeiras e todos os seres e mestres das trevas. Roxo: é a cor que representa toda a magia que há nas festas de halloween!
facebooktwittergoogle+
sms

Chapéus com pontas



Representa a hierarquia sacerdotal entre as bruxas.
facebooktwittergoogle+

Sapo



O sapo está ligado à sabedoria e o poder das mulheres, é um símbolo lunar e atributo dos mortos e da magia feminina.
facebooktwittergoogle+

Varinha mágica



Além de realizar feitiços, a varinha é usada para condicionar energia. Com ela, os bruxos invocariam deuses, fariam magias e penetrariam em outrosmensagenscomamor.com